2. Matix
Agora que você já sabe que existem valores opostos ou
simétricos, que se anulam, vamos jogar Matix.
Matix é um jogo que, utilizando cálculo mental e estratégias
de antecipação de situações, estimula o raciocínio matemático e a reflexão.
REGRAS DO JOGO
1) Distribuir as peças aleatoriamente, formando 6 linhas e 6
colunas.
2) Em grupos de quatro alunos, decidir quem inicia.
3) O 1º a jogar deve mover a peça curinga (smile) sobre a
casa de uma das fichas que estiver ao seu redor e retira a ficha para si.
4) O próximo jogador procede da mesma forma, movimenta a
peça curinga até a casa cuja peça deseja retirar para si.
5) O jogo segue até que todas as peças sejam retiradas do
tabuleiro ou quando o curinga cair em uma linha ou coluna onde não haja mais
nenhuma peça.
6) Calcular os pontos de cada jogador. Registrar o
procedimento utilizado.
7) Anotar as cartas que conseguir, formando uma expressão
numérica.
8) Ao final do jogo você poderá usar os conhecimentos
obtidos no jogo dos dados coloridos para eliminar valores e calcular rápido e
mentalmente o resultado.
9) Em grande grupo, expor oralmente as situações
vivenciadas, respondendo às questões:
-Que cartas representavam números simétricos?
- Você as eliminou? Como?
-Com as cartinhas você deverá montar a expressão obtida na
seqüência de jogadas.
Observe com seus parceiros se há possibilidade de eliminar
mais cartas, reunindo 2 ou mais delas para eliminar uma outra. Vocês
conseguiram? Como?
-Anote a expressão de seus colegas de grupo e com lápis
colorido, demonstra como eliminar quantidades, zerando-as. Cada eliminação
deverá ser registrada com uma cor diferente. Essa proposta foi possível de ser
realizada? Em que situações?
Nenhum comentário:
Postar um comentário